Esclarecendo:
Corino Publicou em seu blog ontem a matéria do Jornal A Semana
onde na visão de Tamara ele coloca com alegria o fechamento do Jornal,
agora leia a carta resposta da Jornalista.
______
"Dever de informar!!!
Em texto publicado neste site, o colega fez um breve relato da vida de quatro dos jornais impressos de Jacobina, jornais estes que ajudaram a fazer e registrar a história desta região, seja publicando fatos, fazendo denúncia ou cobrando de políticos e da sociedade seus deveres e apresentando seus direitos. Parecia que o comunicador apreciava o fechamento de mais um veículo de comunicação, veículo este que o teve como um dos seus colaboradores, assim como todos os outros.
O que mais me impressionou foi a rápida e tendenciosa definição destes veículos, em especial a do A Semana. Resumido apenas: “encerra um ciclo de um jornal claramente político-partidário a favor do grupo comandado pelo ex-prefeito Rui Rei Matos Macedo (PMDB), Juliano de Carvalho Cruz (PR) e cia”. Desrespeitando a história dos profissionais que por ele passaram. Os profissionais que entre outras editorias, escreveram sobre esporte, polícia, cotidiano, economia e entretenimento.
Daí pergunto: Nobre colega qual o veículo de comunicação que não tem uma tendência política? Veja? O Globo? Isto é? Que jornal? Que programa? Que rádio? Que site? E aí não vale desinformar e dizer que o CorinoUrgente não o tem. Voltamos apenas a um ano de nossa recente história, ocasião em que surge o blog CorinoUrgente, único e exclusivamente como forma de denunciar a prefeita Valdice Castro e o seu esposo, o ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos, por os mesmo terem preterido seus serviços pelo do, também bloguista, Noedson Ney, atual assessor de comunicação, que supostamente havia tomado seu lugar. Tanto que o primeiro entrevistado do blog foi o ex-prefeito e maior rival político do casal, Rui Macedo.
E nesta linha permaneceu o blog CorinoUrgente por cerca de quatro meses, se não mais, a única notícia que encontrávamos era política, política e política. Uma política tendenciosa, embasada apenas na raiva e vingança. Por sorte, o blog que nasceu apenas para atacar o casal de políticos, chegou preenchendo uma lacuna... A comunicação on-line não era tão explorada na região, como devia.
Por sorte,repito, a vingança se tornou em um rentável meio de comunicação, que ao contrário de um jornal impresso sem gráfica, como é ou era ocaso do A Semana,pois a associação continua viva e o editorial fala em até logo e não adeus, tem uma despesa mensal em torno de R$ 10 mil. Um blog, cerca de R$ 50,00 gastos com a hospedagem.
Lamento por Jacobina, que perde um jornal que havia se tornado referência, ganhando todos os mais importantes prêmios, com uma boa carta de clientes (assinantes, anunciantes e vendas em bancas). Lamento por sua postura, lamento... Perdem os jacobinenses, perdem os profissionais de comunicação, pois é um veículo a menos para prestação de serviço, perde a democracia.
O que escrevo não é pessoal, temos uma boa relação de amizade. E o colega sabe mais que ninguém, que na maioria das vezes sair de um veículo impresso e enfrentar novos desafios é muito mais rentável financeiramente. Você que o diga...
Ressalto que não é pessoal, mas a nota atingiu todos aqueles que gostam do A Semana e posso informar que não são poucos, bem como aqueles que tem um pouco de massa cinzenta e sabem que por mais independente que seja a imprensa teve, tem e sempre terá um pequena ou grande tendência política, uma linha editorial a seguir... De antemão te informo que outros jornais surgirão. Este é o ciclo normal da comunicação!!! Mas como comunicadora sempre vou lamentar quando um destes veículos fechar, assim como o fiz quando o Encarte fechou, mesmo na ocasião sendo recém chegada à Jacobina. O mesmo sentimento se repetiu em duas ocasiões, no fechamento do Primeira Página e, agora, em especial no do A Semana. Sentimento que sempre se repetirá!!!
Tamara Leal
Jornalista DRT – BA 2097"
Resposta a altura
ResponderExcluir