11/03/2012

( grito ): EU ODEIO O ECAD !!!!!

Talvez você não saiba o que é o ECAD. É uma gíria ? Um novo palavrão que a garotada “internética” vem usando? Nada disso. Na verdade se trata de uma organização que, apesar de agir com algum embasamento legal, começa a cometer abusos graças a uma legislação capenga e ultrapassada.
ECAD é a sigla para o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (de direitos autorais, no caso). É o órgão responsável por “monitorar” todos os meios/veículos de comunicação, com o objetivo de garantir que qualquer música tocada em qualquer um desses lugares, ambientes, festas e lugares de bêbado seja identificada, e que o executor pague pela execução. Entre esses meios e veículos estão TVs, rádios, a internet (tratada como um simples meio de comunicação ou “qualquer outro processo eletromagnético”, como reza a lei na qual se baseia a organização) e até mesmo, pasme, festas de casamento.
Em outras palavras, se você quiser tocar publicamente uma música – mesmo que este “publicamente” se resuma a meia dúzia de pessoas em um saguão de hotel, consultório médico ou no aniversário da sua filha –, cuidado: o ECAD pode enviar um agente ou te mandar uma cartinha cobrando pelos direitos autorais de toda e cada música que você usou.
O que mais me revolta é que só aparecem nas nossas festas, todo mundo em jacobina faz festa, eles só apareciam no Reveillon Amigus dus Brutus e agora na semana santa no Brutus Light.
O ponto central é que a ideia de pagamento de direitos autorais dentro de regulamentações mínimas, razoáveis e bem explicadas, e acima de tudo com regras atualizadas e debatidas junto à sociedade, não é ruim. O problema começa quando se garante amplos e irrestritos poderes a uma organização sem qualquer transparência, usando como base uma legislação ultrapassada.
Já estamos esperando indignados a presença do ECAD, vamos pagar, vamos sorrir pra ele mas quem somos nós perto do sistema, #indignado

Um comentário:

  1. Mateusinho, meu velho, quer um conselho? Use o nome e o CPF falso quando o fiscal for fazer a nota do imposto!

    É um roubo, uma pesquisa foi feita e 80% dos dividendos do ECAD são desviados!

    ResponderExcluir