15/06/2012

A força da juventude Jacobinense


( Caso festa do pó em Jacobina ) x ( Movimento Escalada 2012 )

A juventude sempre teve um papel importante nos movimentos sociais, emprestando a eles sua força, irreverência e capacidade de protesto. Ao mesmo tempo, é também nessa faixa etária que se encontra a parte da população brasileira atingida pelos piores índices de desemprego, evasão escolar, falta de formação profissional, mortes por homicídio e o pior de todos que é o envolvimento com drogas. É sobre isso que quero falar; Drogas, festa do pó e um caminho sem volta..
Ultimamente tenho percebido uma força que vem de um grupo chamado ESCALADA DE JACOBINA, um grupo jovem que está realmente fazendo a diferença, uma turma que em minha opinião está resgatando a força da juventude. Andei pesquisando sobre a turma de 2012 e descobri que os responsáveis são: Naedson Barros e Emanoella Vieira, sem esquecer de Marcos Conceição ( Buiú ) que sempre está presente levando a música e sua alegria ímpar para o projeto. Eles estão em toda parte, seja fazendo os tapetes do divino, seja no alto do cruzeiro orando, na missão cantando, é impressionante como são unidos e divertidos! Fiz escalada em 2001, deu uma saudade da minha turma...
Na contra-mão de tudo isso apareceu a festa do pó em jacobina, pela primeira vez um caso assim tomou conta da mídia na cidade, uma festa repleta de adolescentes regada a drogas e um mundo sem voltas. E o pior de tudo é que todos os usuários tem ligação conosco, são amigos de infância, filhos de amigos dos nossos pais, ou seja, são do nosso meio, gente da gente e que estão presenciando esse lado obscuro do mundo. A grande realidade do mundo das drogas é a máxima: fácil de entrar e muito complicado de sair.
A droga não é uma guerra perdida, somos uma das gerações que mais tem assistido os efeitos nocivos, e destrutivos das drogas, mas mesmo assim temos projetos que nos afastam, que mostram que viver sem ela é muito melhor, mais criativo e muito divertido. A prática de esporte e a mudança do círculo de amizade é outro fator determinante. Eu pratico Jiu-Jitsu, você que é jovem e quer conhecer mais sobre a arte marcial, aqui em jacobina tem duas boas academias, uma no bairro dos índios com Kléber e outra na missão com Júnior. Enfim, a vida é feita de escolhas, de um lado a festa do pó em algum bar perto de jacobina e do outro uma juventude que pratica esportes, fazem parte de grupos como o da escalada e ainda tem a coragem de dizer: Realmente, nós somos caretas.
#ficaadica
Mateusinho, Jovem Publicitário
Sempre Criativos


Um comentário:

  1. Muito legal a matéria Mateuzinho é muito importante tentar chamar a atenção dessa nossa juventude, você está fazendo seu papel quando mostra que há outros caminhos que podem te dar muito prazer sem a necessidade de se destruir com drogas.E essa é uma luta de todos e valeu pela a iniciativa.E o Movimento Escalada assim como outros grupos continuem contagiando os nosso jovens,quem nuca errou mais há sempre a possibilidade de mudar.

    ResponderExcluir